quinta-feira, 25 de junho de 2015

Adeus Valdivia?

         Saiu ou não? Eis a questão...

Resultado de imagem para valdivia chororo          Difícil falar sobre a saída do Valdivia, tanto o Palmeiras como a assessoria do jogador ainda não confirmaram, mas segundo o clube árabe Al Wahda só faltam os exames médicos para o fim do negócio. Ainda vale lembrar, que no ano passado o Al Fujairah chegou acertar com o jogador, mas de última hora o negócio não deu certo e o meia voltou para o clube alviverde.
         O clima dele com a torcida sempre foi de amor e ódio, o excesso de lesões e a falta de comprometimento sempre fizeram a torcida ter uma opinião mista sobre a renovação ou não do Mago que tem contrato até 17 de agosto. Outro fato contra a renovação é que Valdivia não estava em boa temporada aqui no Palmeiras, seu melhor jogo foi justamente o último, contra o Corinthians, onde todas as boas jogadas passaram pelo pé dele. Apesar dessa "má fase" o jogador deu a volta por cima na Copa América e apontado por grande parte das pessoas como o craque do torneio, o Chile gira em torno dele e de Alexi Sanches no gramado. Seria isso uma falta de comprometimento do jogador com o clube? 

          Mas...

          Em reposta aos lados negativos, Valdivia foi o principal jogador do Palmeiras nos últimos anos, foram duas passagens, de 2006 à 2008 e 2010 à 2015. Foram 241 jogos com 41 gols anotados, o meia ganhou apelido de Mago por sua facilidade em dribles e controle de jogo, sempre provocou o adversário e por isso sempre que está em campo ele é o que mais apanha. Em 2008 fez um excelente campeonato Paulista, ganhando o prêmio de destaque do campeonato, mas um ano antes já havia ganhado o troféu de melhor jogador do Campeonato Brasileiro.
          Com declarações polemicas e bom futebol foi ganhando parte da torcida e admiradores não só palmeirenses, mas em todo mundo. Em 2008 ele era chamado de chorão pelos adversários e respondeu da melhor maneira, gol na vitória de 1 à 0 sobre o Corinthians e o seguinte comentário "Falaram que eu era chorão. Antes do jogo é bom, porque acontece isso. Vocês falam que o Valdivia é chorão, perguntaram para os jogadores o que tinha que fazer contra o chorão e disseram que era pra deixar ele chorar...Agora estou chorando de alegria". Nas semi finais contra o São Paulo a história se repetiu, contra ataque puxado por ele e Wendel e o gol foi do Mago, novamente ele comemorou simbolizando o choro e calou os críticos. O Mago além de marcar seu nome virou ídolo de um time que tinha como maior representante na atualidade o goleiro Marcos, penta campeão mundial.
         Então o Valdivia saiu, o Palmeiras não ganhou nada e em 2010 o Palmeiras negociou por longo período até confirmar "o Mago voltou". Demorou um pouco mas em 2012 veio o título, a Copa do Brasil que inclusive trouxe o verdão novamente ao torneio continental. Apesar dessa euforia, no mesmo ano o Palmeiras acabou sendo rebaixado para a serie B, a qual Valdivia disputou e ajudou o Palmeiras a voltar com facilidade a serie A.
          Em 2014 nada foi fácil, mais um brasileirão difícil cercado por dúvidas, sempre frequentando a parte debaixo da tabela e pressionado por bons resultados o Palmeiras se salvou somente na última rodada, a torcida mostrou um espetacular apoio ao verdão lotando o Pacaembu em todos os jogos (se opondo aos adversários, como o São Paulo que mesmo em bom momento não ganhava bom público). Mas Valdivia foi fundamental, apesar das lesões o chileno quando estava em campo trouxe um aproveitamento suficiente para tirar o verdão da degola, inclusive o jogador foi para o último jogo mesmo com o departamento médico dizendo que ele não estava em condições. Após a partida ele declarou que sofreu muito com as dores e ele falou que além da própria vontade ouviu o filho dizer que queria que ele jogasse.´
          Além do posicionamento de ídolo, Valdivia foi no jogo o ponto de segurança para os jovens que haviam acabado de subir da base, ele não se omitiu mesmo sabendo do risco de ter a lesão agravada.

          E se realmente for o fim...

          Se a história do Valdivia no Palmeiras acabou, que sobrem as boas lembranças de um camisa 10 diferenciado, com uma visão de jogo rara e dificilmente vista não só no futebol brasileiro, mas no futebol mundial. Ainda grato por cada drible, por cada chute no vácuo, por cada gol e por cada assistência dada no Verdão.
          Eu que tenho 17 anos e não vi Alex, Zinho, Evair, Edmundo (na primeira passagem), Leão , Leivinha, Roberto Carlos, Cafu, entre outros, considero abaixo somente de Marcos como o melhor jogador que vi com a camisa do Palmeiras e obviamente não fico feliz ao ver um ídolo indo embora.


Por:Fábio Bernardini
Siga, deixe sua opinião e divulgue parta os amigos!
#Palmeiras #AvantiPalmeiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário